Regulamento de Submissão de Trabalhos
1. NORMAS PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
As inscrições para ouvinte e apresentação de trabalho devem, obrigatoriamente, ocorrer eletronicamente utilizando o sistema UFTMNet: https://sistemas.uftm.edu.br
Cada proposta deverá ser submetida via site da UFTMNet, um registro para cada resumo de trabalho.
Serão aceitas, no máximo, três submissões de trabalhos por autor principal. Aqueles que já tiverem atingido este limite, só poderão constar como coautores nos demais trabalhos.
Para apresentação de trabalho, o processo de submissão será constituído de duas etapas.
Na primeira etapa, o autor principal deve enviar o resumo do trabalho no sistema UFTMNet, identificando e selecionando a área de apresentação correta (ensino, extensão ou pesquisa ou de assistência estudantil/PROACE).
Deverão ser enviados:
(1) resumos de trabalhos concluídos de iniciação científica (edital com fomento ou de fluxo contínuo da UFTM) para a área da pesquisa;
(2) resumo de projeto, programa ou experiência de estágio na área de ensino;
(3) resumo de programa ou projeto (edital PIBEX, Cefores, Centro Cultural, Complexo Científico e Cultural de Peirópolis ou fluxo contínuo) ou outra modalidade de ação de extensão desde que contemplada com fomento externo à UFTM (registrada no fluxo contínuo) na área de extensão.
Poderão ser enviados nesta edição resumos do programa de monitoria inclusiva da assistência estudantil. Ainda, para a área da pesquisa, poderão ser enviados resumos de trabalhos (com resultados parciais ou finais) de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu (mestrado, doutorado ou estágio pós-doutoral) desenvolvidos na UFTM.
IMPORTANTE:
i. Trabalhos inacabados, em fase de desenvolvimento, com resultados e conclusões indefinidos ou com expressões do tipo “os resultados serão apresentados” não serão classificados.
ii. Somente serão aceitos trabalhos escritos em português. Os trabalhos submetidos deverão ser inéditos e não deverão ter sido apresentados em outro evento.
iii. Para a submissão do trabalho científico, é imprescindível que o autor principal/apresentador esteja inscrito na JIEPE, anteriormente à submissão do trabalho no sistema.
iv. Cada trabalho terá um autor principal (indicado em campo específico) que também será o apresentador, sendo permitido um número máximo de 6 coautores. Caso o trabalho tenha sido desenvolvido por uma equipe de mais de 6 pessoas, orienta-se a divisão dos resultados em mais de uma proposta (em diferentes apresentações), exceto para resumos de IC.
Na segunda etapa, os trabalhos terão apreciação prévia por equipe de pareceristas e aqueles que necessitarem ajustes, deverão ser corrigidos dentro do prazo estipulado no cronograma do evento. Somente serão aceitos para apresentação os trabalhos que forem corrigidos atendendo as normas no evento. O período de correções, pelo autor principal, será entre 01 a 10 outubro de 2025 via UFTMNet. É de responsabilidade dos autores e coautores acompanharem no UFTMNet as notificações sobre a proposta encaminhada.
IMPORTANTE:
i. As correções devem ser realizadas com ciência do orientador e deverão ser sanadas na resposta do pedido. Será aceita somente uma versão corrigida.
1.1 ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO SISTEMA NA SUBMISSÃO DO TRABALHO
1.1.1. ÁREA
Na primeira etapa, o autor principal deve informar corretamente qual área o trabalho pertence, dentre os listados abaixo:
• Iniciação Científica/ Pós-graduação lato sensu ou stricto sensu: Pesquisa (PROPPG)
• Programas, Projetos de Ensino e experiências em estágio: Ensino (PROENS)
• Projeto/Programa de Extensão ou outra modalidade de ação de extensão, desde que tenha sido contemplada com fomento externo (exemplos: FAPEMIG, CNPq, etc.) e esteja registrada no fluxo contínuo: Extensão (PROEXT)
• Programa de Monitoria Inclusiva: assistência estudantil (PROACE)
1.1.2. TÍTULO
O título do resumo deve ser idêntico ao projeto/programa cadastrado originalmente no UFTMNet.
1.1.3. SUPORTE FINANCEIRO
É obrigatório o preenchimento da informação de suporte financeiro do trabalho (Capes, CNPq, FAPEMIG, FNDE, UFTM, entre outros) quando o auxílio tiver ocorrido.
1.1.4. PROGRAMAS/GRUPOS DE PESQUISA
Informar o nome do grupo de pesquisa ou programa a que o trabalho pertence, se pertinente.
1.1.5. APRESENTADOR E AUTORES
Cada trabalho deverá ter um autor principal (indicado em campo em separado) e poderá ter no máximo mais 6 coautores, totalizando 07 autores por trabalho.
No momento da submissão do trabalho, é necessário preencher o nome completo dos autores (sem abreviaturas e/ou inversão), definir o autor principal/apresentador e a ordem dos coautores.
O autor principal será o responsável pelo trabalho para todos os efeitos legais. Caso o trabalho seja selecionado para premiação no Evento, o prêmio será concedido ao autor principal. Além disso, esse autor será o responsável por receber toda a correspondência da Comissão Organizadora e será obrigatoriamente o apresentador do trabalho.
1.1.6. RESUMO
O texto do resumo deverá ser ESTRUTURADO compreendendo, obrigatoriamente, o preenchimento de todos os campos, respeitando o limite mínimo de 300 e máximo de 500 palavras, excluindo espaços e pontuação.
Não incluir no corpo do resumo abreviaturas não uniformizadas na literatura, números indicativos de referências bibliográficas, elementos que identifiquem pessoas (iniciais), instituição outras que não a UFTM ou autores, SOB PENA DE DESCLASSIFICAÇÃO do trabalho.
ESTRUTURA OBRIGATÓRIA DOS RESUMOS DOS TRABALHOS (veja modelo): é obrigatório aparecer os termos abaixo no resumo
• Introdução: Estado atual do conhecimento, principal problema abordado no trabalho e/ou sua relevância.
• Objetivo: Redação clara do(s) objetivo(s) do trabalho.
• Método: Métodos utilizados no estudo.
• Resultados e Discussão: Apresentação dos resultados mais relevantes.
• Conclusão: Síntese das principais conclusões.
• Palavras-chave: De 3-5 palavras, separadas por vírgula.
MODELO RESUMO:
Introdução: Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi sollicitudin, enim non dictum cursus, erat sem luctus massa, id dictum ante neque non ex. Etiam in nisi nec ante accumsan aliquam. Sed non eros dictum, dictum ante at, mollis massa. Suspendisse eleifend sagittis lectus, ac cursus urna commodo id. Praesent maximus commodo dictum. Aenean at diam nec sem dictum pretium. Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia curae; Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas.
Objetivo: Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer mollis, odio nec dictum dictum, turpis libero dictum eros, eu cursus erat eros sed mi. Mauris porttitor, nisl nec dictum dictum, massa nibh dictum massa, nec dictum massa nibh nec massa.
Método: Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque vel dictum dolor. Nullam dictum, massa at dictum dictum, enim nulla dictum erat, eu dictum enim enim at massa. Vestibulum dictum, nunc at dictum dictum, massa arcu dictum enim, nec dictum massa arcu eget massa.
Resultados e Discussão: Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin dictum, massa in dictum dictum, turpis augue dictum massa, non dictum massa sapien at enim. Aenean dictum quis magna eget dictum. Cras dictum, urna ut dictum dictum, elit nunc dictum massa, at dictum massa massa non massa. Praesent dictum, massa ut dictum dictum, enim erat dictum massa, et dictum massa nulla non enim. Sed dictum dictum dictum.
Conclusão: Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse dictum, massa non dictum dictum, arcu orci dictum massa, at dictum massa enim nec massa. Etiam dictum dictum dictum massa, nec dictum massa dictum nec. Donec dictum, enim ac dictum dictum, massa erat dictum massa, eu dictum nulla enim at massa.
IMPORTANTE:
Uma vez finalizados (submetidos), os resumos não poderão ser alterados (inclusive a autoria).
Os resumos que não forem marcados como finalizados (submetidos) até a expiração da data limite da submissão (21 de setembro de 2025) não serão considerados para avaliação.
Os resumos em desacordo com as normas do evento deverão ser corrigidos e enviados até a data estabelecida no cronograma.
ALERTA AOS AUTORES:
Não enviar resumos idênticos duplicados ou incompletos, por desatenção ou uso indevido do sistema eletrônico. Seguir as instruções na tela, clicando nos locais indicados. As páginas apresentadas demonstrarão, de forma sequencial, a formatação exigida pela Comissão Científica.
2. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
No período compreendido entre os dias 15 a 17 outubro de 2025, o autor principal deverá verificar o horário de apresentação do pôster na página do Evento. Não identificando seu trabalho na programação do evento, é de responsabilidade do autor principal entrar em contato, por e-mail com a comissão organizadora do evento (jiepe@uftm.edu.br)
FORMA DE APRESENTAÇÃO:
O autor principal é o responsável pelo trabalho para todos os efeitos legais e será obrigatoriamente o apresentador do trabalho. Em casos de impedimento, poderá o autor principal ser substituído pelo orientador, coautor ou colaborador desde que informado previamente a comissão organizadora do evento (jiepe@uftm.edu.br)
O trabalho aprovado será apresentado oralmente em formato de pôster digital seguindo as orientações para confecção do pôster divulgadas pela Comissão Científica na página do Evento. (AGUARDE O MODELO)
IMPORTANTE:
NÃO SÃO ACEITOS para apresentação Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), projetos ainda a serem desenvolvidos, iniciação científica com título diferente daquele cadastrado no Edital vigente. Também não são aceitos trabalhos na área de extensão e projetos de ensino com título divergente da proposta registrada originalmente no sistema e relatos de experiência de sala de aula. Não serão aceitos pedidos de modificações de autoria ou texto após concluída a submissão.
Os trabalhos aprovados NÃO serão corrigidos ou revistos pela Comissão Científica da JIEPE e deverão ser publicados exatamente na forma como submetidos, sendo a correta redação deles de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. PROCESSO DE JULGAMENTO E PREMIAÇÃO
Todo o processo de julgamento dos trabalhos será realizado a partir dos avaliadores in loco, junto ao pôster. Cada trabalho será avaliado por até dois avaliadores. Será atribuída premiação aos trabalhos melhor classificados ao final da 11ª JIEPE.
IMPORTANTE:
Os autores devem estar cientes de que não caberá nenhum tipo de recurso relativo ao processo de julgamento de qualquer trabalho submetido a 11ª JIEPE.
4. INFORMAÇÕES GERAIS
4.1. ANAIS DO CONGRESSO
Todos os resumos dos trabalhos aprovados serão publicados nos Anais da JIEPE e no site do evento e constituirão acervo do evento.
4.2. CERTIFICADOS
Os certificados de apresentação dos trabalhos na 11ª JIEPE serão nominais ao autor principal e aos coautores e serão disponibilizados eletronicamente (em https://sistemas.uftm.edu.br), SOMENTE a partir de 15/12/2025, para o autor/apresentador que realizou a submissão do trabalho.
IMPORTANTE:
As opiniões e as declarações contidas nos trabalhos submetidos à 11ª JIEPE são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores, não sendo necessariamente coincidentes com as da Comissão Científica do Evento.
Esclarecimentos de dúvidas sobre submissão e formulário eletrônico devem ser dirigidos a central de dúvidas de WhatsApp de cada unidade:
PROEXT: 3700-6200 (trabalhos da área de extensão)
PROPPG: 3700-6152 (trabalhos da área da pesquisa ou pós-graduação)
PROENS: 3700-6124 (trabalhos da área de ensino)
PROACE/SAPED: 3700-6995/6994 (trabalhos da área de assiência estudantil e inclusão)
É OBRIGATÓRIA A SUBMISSÃO DE TRABALHO NESSA EDIÇÃO PARA:
1) Ensino
Edital 15/2023/DAEN/DGE/PROENS
2) Pesquisa
Editais de Iniciação Científica e Tecnológica da Fapemig 20/2024, CNPq 16/2024, CNPq 17/2024 e Fluxo Contínuo 01/2024 (postados até outubro, demais seguem para 12ª JIEPE).
Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica de anos anteriores a 2024 e que constem em andamento no sistema UFTMNet.
3) Extensão
Projetos e programas contemplados com bolsa de extensão no Edital PIBEX 04/2024;
Projetos contemplados com bolsa de extensão no Edital PROEXT/CEFORES 01/2025;
Bolsistas selecionados através do Processo Seletivo do Centro Cultural nº 34/2025;
Bolsistas selecionados através do Processo Seletivo do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis nº 33/2025;
Qualquer modalidade de ação de extensão registrada no Fluxo Contínuo da PROEXT até abril/2025 DESDE QUE contemplada com fomento de órgão externo à UFTM que exija a apresentação de resultado em evento oficial.