Regulamento de Submissão de Trabalhos
DATAS IMPORTANTES
INÍCIO DA SUBMISSÃO:
12 de agosto de 2024 (segunda-feira)TÉRMINO DA SUBMISSÃO:
1. NORMAS PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
As inscrições para ouvinte e apresentação de trabalho devem ocorrer eletronicamente
utilizando o sistema UFTMNet - https://sistemas.uftm.edu.br
Deverá ser registrado no site da UFTMNet um registro para cada resumo de trabalho.
Serão aceitas, no máximo, duas submissões de trabalhos por autor principal. Aqueles que já
tiverem atingido este limite, só poderão constar como coautores nos demais trabalhos.
Para apresentação de trabalho, o processo de submissão será constituído de duas etapas.
Na primeira etapa, o autor principal deve enviar o resumo do trabalho no sistema,
identificando e selecionando a modalidade de apresentação correta (ensino, extensão ou
pesquisa).
Deverão ser enviados:
(1) resumos de trabalhos concluídos de iniciação científica (edital com fomento ou de fluxo contínuo da UFTM) e resumos de trabalhos em andamento (com resultados parciais ou finais) de mestrado, doutorado ou pós-doc desenvolvidos na UFTM para a área da pesquisa;
(2) resumo de projeto, programa ou experiência de estágio na área de ensino;
(3) resumo de programa ou projeto (edital PIBEX ou fluxo contínuo) ou outra modalidade de ação de extensão desde que contemplada com fomento externo à UFTM (registrada no fluxo contínuo) na área de extensão.
IMPORTANTE:
i. Trabalhos inacabados, em fase de desenvolvimento, com resultados e conclusões
indefinidos ou com expressões do tipo “os resultados serão apresentados” não serão
classificados.
ii. Somente serão aceitos trabalhos escritos em português. Os trabalhos submetidos
deverão ser inéditos e não deverão estar publicados em periódicos científicos.
iii. Para a submissão do trabalho científico, é imprescindível que o autor
principal/apresentador esteja inscrito na JIEPE, anteriormente à submissão do trabalho.
iv. Cada trabalho terá um autor principal (indicado em campo específico) que também
será o apresentador, sendo permitido um número máximo de 6 coautores.
Na segunda etapa, os trabalhos terão apreciação prévia por equipe de pareceristas e aqueles que necessitarem correções deverão ser corrigidos. Só serão aceitos para apresentação os trabalhos que forem ajustados. Entre 23 setembro a 06 outubro, os trabalhos com essas características deverão passar por correção pelo autor principal.
IMPORTANTE:
i. As correções devem ser realizadas com o orientador e deverão ser sanadas na resposta do
pedido. Não são recomendadas correções sucessivas.
1.1 ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO SISTEMA NA SUBMISSÃO DO TRABALHO
1.1.1. ÁREA
Na primeira etapa, o autor principal deve informar corretamente qual área o trabalho
pertence, dentre os listados abaixo:
• Iniciação Científica/Mestrado/Doutorado/Pós-doc: PROPPG
• Programas e Projetos de Ensino: PROENS
• Projeto/Programa de Extensão ou outra modalidade de ação de extensão, desde que tenha sido contemplada com fomento externo (exemplos: FAPEMIG, CNPq, etc.) e esteja registrada no fluxo contínuo: PROEXT
1.1.2. TÍTULO
O título deve ser idêntico ao projeto/programa cadastrado originalmente no UFTMNet.
1.1.3. SUPORTE FINANCEIRO
É obrigatório o preenchimento da informação de suporte financeiro do trabalho (Capes, CNPq, FAPEMIG, FNDE, UFTM, entre outros) quando o auxílio tiver ocorrido.
1.1.4. PROGRAMAS/GRUPOS DE PESQUISA
É obrigatório informar o nome do grupo de pesquisa ou programa a que o trabalho pertence.
1.1.5. APRESENTADOR E AUTORES
Cada trabalho deverá ter um autor principal (indicado em campo em separado) e poderá ter no
máximo mais 6 coautores, totalizando 07 autores por trabalho.
No momento da submissão do trabalho, é necessário preencher o nome completo dos autores (sem abreviaturas e/ou inversão), definir o autor principal/apresentador e a ordem dos coautores.
O autor principal será o responsável pelo trabalho para todos os efeitos legais. Caso o trabalho seja selecionado para premiação no Evento, o prêmio será concedido ao autor principal. Além disso, esse autor será o responsável por receber toda a correspondência da Comissão Organizadora e será obrigatoriamente o apresentador do trabalho.
1.1.6. RESUMO
O texto do resumo deverá ser ESTRUTURADO compreendendo, obrigatoriamente, o preenchimento
de todos os campos, respeitando o limite mínimo de 300 e máximo de 500 palavras, excluindo
espaços e pontuação.
Não incluir no corpo do resumo abreviaturas não uniformizadas na literatura, números
indicativos de referências bibliográficas, elementos que identifiquem pessoas (iniciais),
instituição ou autores, SOB PENA DE DESCLASSIFICAÇÃO do trabalho.
ESTRUTURA DOS RESUMOS DOS TRABALHOS:
• Introdução: Estado atual do conhecimento, principal
problema abordado no trabalho e/ou sua relevância.
• Objetivos: Redação clara do(s) objetivo(s) do
trabalho.
• Métodos: Métodos utilizados no estudo.
• Resultados e Discussão: Apresentação dos resultados mais relevantes.
• Conclusões: Síntese das principais conclusões.
• Palavras-chave: No máximo 5 palavras, separadas por
vírgula.
IMPORTANTE:
Uma vez finalizados (submetidos), os resumos não poderão ser alterados (inclusive a autoria).
Os resumos que não forem marcados como finalizados (submetidos) até a expiração da data limite da
submissão (04 de setembro de 2024) não serão considerados para avaliação.
Os resumos em desacordo com as normas aqui estabelecidas deverão ser corrigidos e
enviados até a data estabelecida no cronograma.
ALERTA AOS AUTORES:
Não enviar resumos idênticos duplicados ou incompletos, por desatenção ou uso indevido
do sistema eletrônico. Seguir as instruções na tela, clicando nos locais indicados. As
páginas apresentadas demonstrarão, de forma sequencial, a formatação exigida pela
Comissão Científica.
2. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
No período compreendido entre os dias 7 a 12 outubro, o autor principal deverá verificar o horário de apresentação do pôster na página do Evento. Não identificando seu trabalho na programação do evento, é de responsabilidade do autor principal contatar a comissão científica.
FORMA DE APRESENTAÇÃO:
O autor principal é o responsável pelo trabalho para todos os efeitos legais e será
obrigatoriamente o apresentador do trabalho. Em casos de impedimento, poderá o autor
principal ser substituído pelo orientador, coautor ou colaborador desde que informado
previamente à Comissão Científica.
O trabalho aprovado será apresentado oralmente em formato de pôster impresso em papel
seguindo as orientações para confecção do pôster divulgadas pela Comissão Científica na
página do Evento. (Clique aqui para acessar o modelo)
Para egressos a apresentação poderá ocorrer em formato virtual, devendo o autor principal
sinalizar essa demanda no momento da inscrição do seu trabalho.
IMPORTANTE:
Não são aceitos para apresentação Trabalhos de Conclusão de Curso, projetos de pesquisa
em elaboração, iniciação científica com título diferente daquele cadastrado no Edital
vigente. Também não são aceitos trabalhos na área de extensão e projetos de ensino com
título divergente da proposta registrada originalmente no sistema. Não serão aceitos
pedidos de modificações de autoria ou texto após a submissão.
Os trabalhos aprovados NÃO serão corrigidos ou revistos pela Comissão Científica da
JIEPE e deverão ser publicados exatamente na forma como submetidos, sendo a correta
redação deles de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. PROCESSO DE JULGAMENTO E PREMIAÇÃO
Todo o processo de julgamento dos trabalhos será realizado a partir dos avaliadores in loco,
junto ao pôster. Cada trabalho será avaliado por até dois avaliadores.
Será atribuída premiação aos trabalhos melhor classificados ao final da 10ª JIEPE.
IMPORTANTE:
Os autores devem estar cientes de que não caberá nenhum tipo de recurso relativo ao
processo de julgamento de qualquer trabalho submetido a 10ª JIEPE.
4. INFORMAÇÕES GERAIS
4.1. ANAIS DO CONGRESSO
Todos os resumos dos trabalhos aprovados serão publicados nos Anais da JIEPE e no site do evento e constituirão acervo do evento.
4.2. CERTIFICADOS
Os certificados de apresentação dos trabalhos na 10ª JIEPE serão nominais ao autor principal e aos coautores e serão disponibilizados eletronicamente (em https://sistemas.uftm.edu.br), a partir de 17/12/2024, para o autor/apresentador que realizou a submissão do trabalho."
IMPORTANTE:
As opiniões e as declarações contidas nos trabalhos submetidos à JIEPE são de responsabilidade única e exclusiva de seus autores, não sendo necessariamente coincidentes com as da Comissão Científica do Evento.
Esclarecimentos de dúvidas sobre submissão e formulário eletrônico podem ser dirigidos
a central de dúvidas pelo WhatsApp 34 37 00 60 06 ou e-mail jiepe@uftm.edu.br.
QUEM DEVE SUBMETER TRABALHO NESSA EDIÇÃO
Do ensino
Edital 19/2022 DAEN/DGE/PROENS
Da pesquisa
Editais de Iniciação Científica e Tecnológica da Fapemig 22/2023, CNPq 14/2023, CNPq 15/2023, CNPq 31/2023 e Fluxo Contínuo 01/2023 (postados até outubro, demais seguem para 11ª JIEPE).
Editais de Iniciação Científica e Tecnológica do ano passado que não apresentaram: Fapemig 22/2023, CNPq 11/2022, CNPq 12/2022 (Júnior) e CNPq 30/2022 (Júnior - Vagas Remanescentes).
Demais pesquisadores que receberam e-mail da COORDIC registrando pendência na proposta de Iniciação Científica e Tecnológica e a obrigatoriedade de apresentação.
Programas de Pós-Graduação Stricto sensu (mestrado e doutorado acadêmico, e mestrado profissional) e Estágio Pós-Doutoral da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Projetos que registram atrasos devido ao período de greve devem entrar em contato com a Coordenadoria de Iniciação Científica por e-mail.
Da extensão
Apresentação será facultativa nas seguintes situações:
Projetos e programas registrados no Fluxo Contínuo da PROEXT;
Projetos e programas registrados sem bolsa no Edital PIBEX 03/2023
Apresentação será obrigatória para os bolsistas nas seguintes propostas:
Projetos e programas contemplados com bolsa de extensão no Edital PIBEX 03/2023;
Projetos contemplados com bolsa de extensão no Edital PROEXT/CEFORES 01/2024;
Bolsistas selecionados através do Processo Seletivo do Centro Cultural nº 01/2024;
Bolsistas selecionados através do Processo Seletivo do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis nº 02/2024;
Qualquer modalidade de ação de extensão registrada no Fluxo Contínuo da PROEXT até abril/2024 DESDE QUE contemplada com fomento de órgão externo à UFTM que exija a apresentação de resultado em evento oficial.