Regulamento de SubmissĂŁo de Trabalhos
DATAS IMPORTANTES

INÍCIO DA SUBMISSÃO:

12 de agosto de 2024 (segunda-feira)

TÉRMINO DA SUBMISSÃO:

31 de agosto de 2024 (sĂĄbado) 04 de setembro de 2024 (quarta)
1. NORMAS PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
As inscriçÔes para ouvinte e apresentação de trabalho devem ocorrer eletronicamente utilizando o sistema UFTMNet - https://sistemas.uftm.edu.br
DeverĂĄ ser registrado no site da UFTMNet um registro para cada resumo de trabalho.
Serão aceitas, no måximo, duas submissÔes de trabalhos por autor principal. Aqueles que jå tiverem atingido este limite, só poderão constar como coautores nos demais trabalhos.
Para apresentação de trabalho, o processo de submissão serå constituído de duas etapas.
Na primeira etapa, o autor principal deve enviar o resumo do trabalho no sistema, identificando e selecionando a modalidade de apresentação correta (ensino, extensão ou pesquisa).
DeverĂŁo ser enviados:
(1) resumos de trabalhos concluídos de iniciação científica (edital com fomento ou de fluxo contínuo da UFTM) e resumos de trabalhos em andamento (com resultados parciais ou finais) de mestrado, doutorado ou pós-doc desenvolvidos na UFTM para a årea da pesquisa;
(2) resumo de projeto, programa ou experiĂȘncia de estĂĄgio na ĂĄrea de ensino;
(3) resumo de programa ou projeto (edital PIBEX ou fluxo contínuo) ou outra modalidade de ação de extensão desde que contemplada com fomento externo à UFTM (registrada no fluxo contínuo) na årea de extensão.
IMPORTANTE:
i. Trabalhos inacabados, em fase de desenvolvimento, com resultados e conclusĂ”es indefinidos ou com expressĂ”es do tipo “os resultados serĂŁo apresentados” nĂŁo serĂŁo classificados.
ii. Somente serĂŁo aceitos trabalhos escritos em portuguĂȘs. Os trabalhos submetidos deverĂŁo ser inĂ©ditos e nĂŁo deverĂŁo estar publicados em periĂłdicos cientĂ­ficos.
iii. Para a submissĂŁo do trabalho cientĂ­fico, Ă© imprescindĂ­vel que o autor principal/apresentador esteja inscrito na JIEPE, anteriormente Ă  submissĂŁo do trabalho.
iv. Cada trabalho terĂĄ um autor principal (indicado em campo especĂ­fico) que tambĂ©m serĂĄ o apresentador, sendo permitido um nĂșmero mĂĄximo de 6 coautores.
Na segunda etapa, os trabalhos terão apreciação prévia por equipe de pareceristas e aqueles que necessitarem correçÔes deverão ser corrigidos. Só serão aceitos para apresentação os trabalhos que forem ajustados. Entre 23 setembro a 06 outubro, os trabalhos com essas características deverão passar por correção pelo autor principal.
IMPORTANTE:
i. As correçÔes devem ser realizadas com o orientador e deverão ser sanadas na resposta do pedido. Não são recomendadas correçÔes sucessivas.
1.1 ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DO SISTEMA NA SUBMISSÃO DO TRABALHO
1.1.1. ÁREA
Na primeira etapa, o autor principal deve informar corretamente qual ĂĄrea o trabalho pertence, dentre os listados abaixo:
‱ Iniciação Científica/Mestrado/Doutorado/Pós-doc: PROPPG
‱ Programas e Projetos de Ensino: PROENS
‱ Projeto/Programa de Extensão ou outra modalidade de ação de extensão, desde que tenha sido contemplada com fomento externo (exemplos: FAPEMIG, CNPq, etc.) e esteja registrada no fluxo contínuo: PROEXT
1.1.2. TÍTULO
O tĂ­tulo deve ser idĂȘntico ao projeto/programa cadastrado originalmente no UFTMNet.
1.1.3. SUPORTE FINANCEIRO
É obrigatório o preenchimento da informação de suporte financeiro do trabalho (Capes, CNPq, FAPEMIG, FNDE, UFTM, entre outros) quando o auxílio tiver ocorrido.
1.1.4. PROGRAMAS/GRUPOS DE PESQUISA
É obrigatório informar o nome do grupo de pesquisa ou programa a que o trabalho pertence.
1.1.5. APRESENTADOR E AUTORES
Cada trabalho deverĂĄ ter um autor principal (indicado em campo em separado) e poderĂĄ ter no mĂĄximo mais 6 coautores, totalizando 07 autores por trabalho.
No momento da submissĂŁo do trabalho, Ă© necessĂĄrio preencher o nome completo dos autores (sem abreviaturas e/ou inversĂŁo), definir o autor principal/apresentador e a ordem dos coautores.
O autor principal serĂĄ o responsĂĄvel pelo trabalho para todos os efeitos legais. Caso o trabalho seja selecionado para premiação no Evento, o prĂȘmio serĂĄ concedido ao autor principal. AlĂ©m disso, esse autor serĂĄ o responsĂĄvel por receber toda a correspondĂȘncia da ComissĂŁo Organizadora e serĂĄ obrigatoriamente o apresentador do trabalho.
1.1.6. RESUMO
O texto do resumo deverå ser ESTRUTURADO compreendendo, obrigatoriamente, o preenchimento de todos os campos, respeitando o limite mínimo de 300 e måximo de 500 palavras, excluindo espaços e pontuação.
NĂŁo incluir no corpo do resumo abreviaturas nĂŁo uniformizadas na literatura, nĂșmeros indicativos de referĂȘncias bibliogrĂĄficas, elementos que identifiquem pessoas (iniciais), instituição ou autores, SOB PENA DE DESCLASSIFICAÇÃO do trabalho.
ESTRUTURA DOS RESUMOS DOS TRABALHOS:
‱ Introdução: Estado atual do conhecimento, principal problema abordado no trabalho e/ou sua relevñncia.
‱ Objetivos: Redação clara do(s) objetivo(s) do trabalho.
‱ MĂ©todos: MĂ©todos utilizados no estudo.
‱ Resultados e Discussão: Apresentação dos resultados mais relevantes.
‱ ConclusĂ”es: SĂ­ntese das principais conclusĂ”es.
‱ Palavras-chave: No máximo 5 palavras, separadas por vírgula.
IMPORTANTE:
Uma vez finalizados (submetidos), os resumos nĂŁo poderĂŁo ser alterados (inclusive a autoria).
Os resumos que não forem marcados como finalizados (submetidos) até a expiração da data limite da submissão (04 de setembro de 2024) não serão considerados para avaliação.
Os resumos em desacordo com as normas aqui estabelecidas deverão ser corrigidos e enviados até a data estabelecida no cronograma.
ALERTA AOS AUTORES:
NĂŁo enviar resumos idĂȘnticos duplicados ou incompletos, por desatenção ou uso indevido do sistema eletrĂŽnico. Seguir as instruçÔes na tela, clicando nos locais indicados. As pĂĄginas apresentadas demonstrarĂŁo, de forma sequencial, a formatação exigida pela ComissĂŁo CientĂ­fica.
2. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
No período compreendido entre os dias 7 a 12 outubro, o autor principal deverå verificar o horårio de apresentação do pÎster na pågina do Evento. Não identificando seu trabalho na programação do evento, é de responsabilidade do autor principal contatar a comissão científica.
FORMA DE APRESENTAÇÃO:
O autor principal Ă© o responsĂĄvel pelo trabalho para todos os efeitos legais e serĂĄ obrigatoriamente o apresentador do trabalho. Em casos de impedimento, poderĂĄ o autor principal ser substituĂ­do pelo orientador, coautor ou colaborador desde que informado previamente Ă  ComissĂŁo CientĂ­fica.
O trabalho aprovado serå apresentado oralmente em formato de pÎster impresso em papel seguindo as orientaçÔes para confecção do pÎster divulgadas pela Comissão Científica na pågina do Evento. (Clique aqui para acessar o modelo)
Para egressos a apresentação poderå ocorrer em formato virtual, devendo o autor principal sinalizar essa demanda no momento da inscrição do seu trabalho.
IMPORTANTE:
Não são aceitos para apresentação Trabalhos de Conclusão de Curso, projetos de pesquisa em elaboração, iniciação científica com título diferente daquele cadastrado no Edital vigente. Também não são aceitos trabalhos na årea de extensão e projetos de ensino com título divergente da proposta registrada originalmente no sistema. Não serão aceitos pedidos de modificaçÔes de autoria ou texto após a submissão.
Os trabalhos aprovados NÃO serão corrigidos ou revistos pela Comissão Científica da JIEPE e deverão ser publicados exatamente na forma como submetidos, sendo a correta redação deles de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. PROCESSO DE JULGAMENTO E PREMIAÇÃO
Todo o processo de julgamento dos trabalhos serĂĄ realizado a partir dos avaliadores in loco, junto ao pĂŽster. Cada trabalho serĂĄ avaliado por dois avaliadores. SerĂĄ atribuĂ­da premiação aos trabalhos melhor classificados ao final da 10ÂȘ JIEPE.
IMPORTANTE:
Os autores devem estar cientes de que nĂŁo caberĂĄ nenhum tipo de recurso relativo ao processo de julgamento de qualquer trabalho submetido a 10ÂȘ JIEPE.
4. INFORMAÇÕES GERAIS
4.1. ANAIS DO CONGRESSO
Todos os resumos dos trabalhos aprovados serĂŁo publicados nos Anais da JIEPE e no site do evento e constituirĂŁo acervo do evento.
4.2. CERTIFICADOS
Os certificados de apresentação dos trabalhos na 10ÂȘ JIEPE serĂŁo nominais ao autor principal e aos coautores e serĂŁo disponibilizados eletronicamente (em https://sistemas.uftm.edu.br), a partir de 17/12/2024, para o autor/apresentador que realizou a submissĂŁo do trabalho."
IMPORTANTE:
As opiniĂ”es e as declaraçÔes contidas nos trabalhos submetidos Ă  JIEPE sĂŁo de responsabilidade Ășnica e exclusiva de seus autores, nĂŁo sendo necessariamente coincidentes com as da ComissĂŁo CientĂ­fica do Evento.
Esclarecimentos de dĂșvidas sobre submissĂŁo e formulĂĄrio eletrĂŽnico podem ser dirigidos a central de dĂșvidas pelo WhatsApp 34 37 00 60 06 ou e-mail jiepe@uftm.edu.br.
QUEM DEVE SUBMETER TRABALHO NESSA EDIÇÃO
Do ensino
Edital 19/2022 DAEN/DGE/PROENS
Da pesquisa
Editais de Iniciação CientĂ­fica e TecnolĂłgica da Fapemig 22/2023, CNPq 14/2023, CNPq 15/2023, CNPq 31/2023 e Fluxo ContĂ­nuo 01/2023 (postados atĂ© outubro, demais seguem para 11ÂȘ JIEPE).
Editais de Iniciação CientĂ­fica e TecnolĂłgica do ano passado que nĂŁo apresentaram: Fapemig 22/2023, CNPq 11/2022, CNPq 12/2022 (JĂșnior) e CNPq 30/2022 (JĂșnior - Vagas Remanescentes).
Demais pesquisadores que receberam e-mail da COORDIC registrando pendĂȘncia na proposta de Iniciação CientĂ­fica e TecnolĂłgica e a obrigatoriedade de apresentação.
Programas de PĂłs-Graduação Stricto sensu (mestrado e doutorado acadĂȘmico, e mestrado profissional) e EstĂĄgio PĂłs-Doutoral da Universidade Federal do TriĂąngulo Mineiro.
Projetos que registram atrasos devido ao período de greve devem entrar em contato com a Coordenadoria de Iniciação Científica por e-mail.
Da extensĂŁo
Apresentação serå facultativa nas seguintes situaçÔes:
Projetos e programas registrados no Fluxo ContĂ­nuo da PROEXT;
Projetos e programas registrados sem bolsa no Edital PIBEX 03/2023
Apresentação serå obrigatória para os bolsistas nas seguintes propostas:
Projetos e programas contemplados com bolsa de extensĂŁo no Edital PIBEX 03/2023;
Projetos contemplados com bolsa de extensĂŁo no Edital PROEXT/CEFORES 01/2024;
Bolsistas selecionados atravĂ©s do Processo Seletivo do Centro Cultural nÂș 01/2024;
Bolsistas selecionados atravĂ©s do Processo Seletivo do Complexo Cultural e CientĂ­fico de PeirĂłpolis nÂș 02/2024;
Qualquer modalidade de ação de extensão registrada no Fluxo Contínuo da PROEXT até abril/2024 DESDE QUE contemplada com fomento de órgão externo à UFTM que exija a apresentação de resultado em evento oficial.