Regulamento de SubmissĂŁo de Trabalhos
DATAS IMPORTANTES
INĂCIO DA SUBMISSĂO:
12 de agosto de 2024 (segunda-feira)TĂRMINO DA SUBMISSĂO:
1. NORMAS PARA INSCRIĂĂO E SUBMISSĂO DOS TRABALHOS
As inscriçÔes para ouvinte e apresentação de trabalho devem ocorrer eletronicamente
utilizando o sistema UFTMNet - https://sistemas.uftm.edu.br
DeverĂĄ ser registrado no site da UFTMNet um registro para cada resumo de trabalho.
Serão aceitas, no måximo, duas submissÔes de trabalhos por autor principal. Aqueles que jå
tiverem atingido este limite, sĂł poderĂŁo constar como coautores nos demais trabalhos.
Para apresentação de trabalho, o processo de submissĂŁo serĂĄ constituĂdo de duas etapas.
Na primeira etapa, o autor principal deve enviar o resumo do trabalho no sistema,
identificando e selecionando a modalidade de apresentação correta (ensino, extensão ou
pesquisa).
DeverĂŁo ser enviados:
(1) resumos de trabalhos concluĂdos de iniciação cientĂfica (edital com fomento ou de fluxo contĂnuo da UFTM) e resumos de trabalhos em andamento (com resultados parciais ou finais) de mestrado, doutorado ou pĂłs-doc desenvolvidos na UFTM para a ĂĄrea da pesquisa;
(2) resumo de projeto, programa ou experiĂȘncia de estĂĄgio na ĂĄrea de ensino;
(3) resumo de programa ou projeto (edital PIBEX ou fluxo contĂnuo) ou outra modalidade de ação de extensĂŁo desde que contemplada com fomento externo Ă UFTM (registrada no fluxo contĂnuo) na ĂĄrea de extensĂŁo.
IMPORTANTE:
i. Trabalhos inacabados, em fase de desenvolvimento, com resultados e conclusÔes
indefinidos ou com expressĂ”es do tipo âos resultados serĂŁo apresentadosâ nĂŁo serĂŁo
classificados.
ii. Somente serĂŁo aceitos trabalhos escritos em portuguĂȘs. Os trabalhos submetidos
deverĂŁo ser inĂ©ditos e nĂŁo deverĂŁo estar publicados em periĂłdicos cientĂficos.
iii. Para a submissĂŁo do trabalho cientĂfico, Ă© imprescindĂvel que o autor
principal/apresentador esteja inscrito na JIEPE, anteriormente Ă submissĂŁo do trabalho.
iv. Cada trabalho terĂĄ um autor principal (indicado em campo especĂfico) que tambĂ©m
serĂĄ o apresentador, sendo permitido um nĂșmero mĂĄximo de 6 coautores.
Na segunda etapa, os trabalhos terĂŁo apreciação prĂ©via por equipe de pareceristas e aqueles que necessitarem correçÔes deverĂŁo ser corrigidos. SĂł serĂŁo aceitos para apresentação os trabalhos que forem ajustados. Entre 23 setembro a 06 outubro, os trabalhos com essas caracterĂsticas deverĂŁo passar por correção pelo autor principal.
IMPORTANTE:
i. As correçÔes devem ser realizadas com o orientador e deverão ser sanadas na resposta do
pedido. Não são recomendadas correçÔes sucessivas.
1.1 ORIENTAĂĂES PARA PREENCHIMENTO DO SISTEMA NA SUBMISSĂO DO TRABALHO
1.1.1. ĂREA
Na primeira etapa, o autor principal deve informar corretamente qual ĂĄrea o trabalho
pertence, dentre os listados abaixo:
âą Iniciação CientĂfica/Mestrado/Doutorado/PĂłs-doc: PROPPG
âą Programas e Projetos de Ensino: PROENS
âą Projeto/Programa de ExtensĂŁo ou outra modalidade de ação de extensĂŁo, desde que tenha sido contemplada com fomento externo (exemplos: FAPEMIG, CNPq, etc.) e esteja registrada no fluxo contĂnuo: PROEXT
1.1.2. TĂTULO
O tĂtulo deve ser idĂȘntico ao projeto/programa cadastrado originalmente no UFTMNet.
1.1.3. SUPORTE FINANCEIRO
Ă obrigatĂłrio o preenchimento da informação de suporte financeiro do trabalho (Capes, CNPq, FAPEMIG, FNDE, UFTM, entre outros) quando o auxĂlio tiver ocorrido.
1.1.4. PROGRAMAS/GRUPOS DE PESQUISA
Ă obrigatĂłrio informar o nome do grupo de pesquisa ou programa a que o trabalho pertence.
1.1.5. APRESENTADOR E AUTORES
Cada trabalho deverĂĄ ter um autor principal (indicado em campo em separado) e poderĂĄ ter no
mĂĄximo mais 6 coautores, totalizando 07 autores por trabalho.
No momento da submissĂŁo do trabalho, Ă© necessĂĄrio preencher o nome completo dos autores (sem abreviaturas e/ou inversĂŁo), definir o autor principal/apresentador e a ordem dos coautores.
O autor principal serĂĄ o responsĂĄvel pelo trabalho para todos os efeitos legais. Caso o trabalho seja selecionado para premiação no Evento, o prĂȘmio serĂĄ concedido ao autor principal. AlĂ©m disso, esse autor serĂĄ o responsĂĄvel por receber toda a correspondĂȘncia da ComissĂŁo Organizadora e serĂĄ obrigatoriamente o apresentador do trabalho.
1.1.6. RESUMO
O texto do resumo deverĂĄ ser ESTRUTURADO compreendendo, obrigatoriamente, o preenchimento
de todos os campos, respeitando o limite mĂnimo de 300 e mĂĄximo de 500 palavras, excluindo
espaços e pontuação.
NĂŁo incluir no corpo do resumo abreviaturas nĂŁo uniformizadas na literatura, nĂșmeros
indicativos de referĂȘncias bibliogrĂĄficas, elementos que identifiquem pessoas (iniciais),
instituição ou autores, SOB PENA DE DESCLASSIFICAĂĂO do trabalho.
ESTRUTURA DOS RESUMOS DOS TRABALHOS:
⹠Introdução: Estado atual do conhecimento, principal
problema abordado no trabalho e/ou sua relevĂąncia.
⹠Objetivos: Redação clara do(s) objetivo(s) do
trabalho.
âą MĂ©todos: MĂ©todos utilizados no estudo.
⹠Resultados e Discussão: Apresentação dos resultados mais relevantes.
âą ConclusĂ”es: SĂntese das principais conclusĂ”es.
âą Palavras-chave: No mĂĄximo 5 palavras, separadas por
vĂrgula.
IMPORTANTE:
Uma vez finalizados (submetidos), os resumos nĂŁo poderĂŁo ser alterados (inclusive a autoria).
Os resumos que não forem marcados como finalizados (submetidos) até a expiração da data limite da
submissão (04 de setembro de 2024) não serão considerados para avaliação.
Os resumos em desacordo com as normas aqui estabelecidas deverĂŁo ser corrigidos e
enviados até a data estabelecida no cronograma.
ALERTA AOS AUTORES:
NĂŁo enviar resumos idĂȘnticos duplicados ou incompletos, por desatenção ou uso indevido
do sistema eletrÎnico. Seguir as instruçÔes na tela, clicando nos locais indicados. As
påginas apresentadas demonstrarão, de forma sequencial, a formatação exigida pela
ComissĂŁo CientĂfica.
2. NORMAS PARA APRESENTAĂĂO DOS TRABALHOS
No perĂodo compreendido entre os dias 7 a 12 outubro, o autor principal deverĂĄ verificar o horĂĄrio de apresentação do pĂŽster na pĂĄgina do Evento. NĂŁo identificando seu trabalho na programação do evento, Ă© de responsabilidade do autor principal contatar a comissĂŁo cientĂfica.
FORMA DE APRESENTAĂĂO:
O autor principal Ă© o responsĂĄvel pelo trabalho para todos os efeitos legais e serĂĄ
obrigatoriamente o apresentador do trabalho. Em casos de impedimento, poderĂĄ o autor
principal ser substituĂdo pelo orientador, coautor ou colaborador desde que informado
previamente Ă ComissĂŁo CientĂfica.
O trabalho aprovado serĂĄ apresentado oralmente em formato de pĂŽster impresso em papel
seguindo as orientaçÔes para confecção do pĂŽster divulgadas pela ComissĂŁo CientĂfica na
pĂĄgina do Evento. (Clique aqui para acessar o modelo)
Para egressos a apresentação poderå ocorrer em formato virtual, devendo o autor principal
sinalizar essa demanda no momento da inscrição do seu trabalho.
IMPORTANTE:
Não são aceitos para apresentação Trabalhos de Conclusão de Curso, projetos de pesquisa
em elaboração, iniciação cientĂfica com tĂtulo diferente daquele cadastrado no Edital
vigente. Também não são aceitos trabalhos na årea de extensão e projetos de ensino com
tĂtulo divergente da proposta registrada originalmente no sistema. NĂŁo serĂŁo aceitos
pedidos de modificaçÔes de autoria ou texto após a submissão.
Os trabalhos aprovados NĂO serĂŁo corrigidos ou revistos pela ComissĂŁo CientĂfica da
JIEPE e deverĂŁo ser publicados exatamente na forma como submetidos, sendo a correta
redação deles de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. PROCESSO DE JULGAMENTO E PREMIAĂĂO
Todo o processo de julgamento dos trabalhos serĂĄ realizado a partir dos avaliadores in loco,
junto ao pĂŽster. Cada trabalho serĂĄ avaliado por dois avaliadores.
SerĂĄ atribuĂda premiação aos trabalhos melhor classificados ao final da 10ÂȘ JIEPE.
IMPORTANTE:
Os autores devem estar cientes de que nĂŁo caberĂĄ nenhum tipo de recurso relativo ao
processo de julgamento de qualquer trabalho submetido a 10ÂȘ JIEPE.
4. INFORMAĂĂES GERAIS
4.1. ANAIS DO CONGRESSO
Todos os resumos dos trabalhos aprovados serĂŁo publicados nos Anais da JIEPE e no site do evento e constituirĂŁo acervo do evento.
4.2. CERTIFICADOS
Os certificados de apresentação dos trabalhos na 10ÂȘ JIEPE serĂŁo nominais ao autor principal e aos coautores e serĂŁo disponibilizados eletronicamente (em https://sistemas.uftm.edu.br), a partir de 17/12/2024, para o autor/apresentador que realizou a submissĂŁo do trabalho."
IMPORTANTE:
As opiniĂ”es e as declaraçÔes contidas nos trabalhos submetidos Ă JIEPE sĂŁo de responsabilidade Ășnica e exclusiva de seus autores, nĂŁo sendo necessariamente coincidentes com as da ComissĂŁo CientĂfica do Evento.
Esclarecimentos de dĂșvidas sobre submissĂŁo e formulĂĄrio eletrĂŽnico podem ser dirigidos
a central de dĂșvidas pelo WhatsApp 34 37 00 60 06 ou e-mail jiepe@uftm.edu.br.
QUEM DEVE SUBMETER TRABALHO NESSA EDIĂĂO
Do ensino
Edital 19/2022 DAEN/DGE/PROENS
Da pesquisa
Editais de Iniciação CientĂfica e TecnolĂłgica da Fapemig 22/2023, CNPq 14/2023, CNPq 15/2023, CNPq 31/2023 e Fluxo ContĂnuo 01/2023 (postados atĂ© outubro, demais seguem para 11ÂȘ JIEPE).
Editais de Iniciação CientĂfica e TecnolĂłgica do ano passado que nĂŁo apresentaram: Fapemig 22/2023, CNPq 11/2022, CNPq 12/2022 (JĂșnior) e CNPq 30/2022 (JĂșnior - Vagas Remanescentes).
Demais pesquisadores que receberam e-mail da COORDIC registrando pendĂȘncia na proposta de Iniciação CientĂfica e TecnolĂłgica e a obrigatoriedade de apresentação.
Programas de PĂłs-Graduação Stricto sensu (mestrado e doutorado acadĂȘmico, e mestrado profissional) e EstĂĄgio PĂłs-Doutoral da Universidade Federal do TriĂąngulo Mineiro.
Projetos que registram atrasos devido ao perĂodo de greve devem entrar em contato com a Coordenadoria de Iniciação CientĂfica por e-mail.
Da extensĂŁo
Apresentação serå facultativa nas seguintes situaçÔes:
Projetos e programas registrados no Fluxo ContĂnuo da PROEXT;
Projetos e programas registrados sem bolsa no Edital PIBEX 03/2023
Apresentação serå obrigatória para os bolsistas nas seguintes propostas:
Projetos e programas contemplados com bolsa de extensĂŁo no Edital PIBEX 03/2023;
Projetos contemplados com bolsa de extensĂŁo no Edital PROEXT/CEFORES 01/2024;
Bolsistas selecionados atravĂ©s do Processo Seletivo do Centro Cultural nÂș 01/2024;
Bolsistas selecionados atravĂ©s do Processo Seletivo do Complexo Cultural e CientĂfico de PeirĂłpolis nÂș 02/2024;
Qualquer modalidade de ação de extensĂŁo registrada no Fluxo ContĂnuo da PROEXT atĂ© abril/2024 DESDE QUE contemplada com fomento de ĂłrgĂŁo externo Ă UFTM que exija a apresentação de resultado em evento oficial.