Regulamento de Submissão de Trabalhos
1. NORMAS PARA INSCRIĆĆO E SUBMISSĆO DOS TRABALHOS
As inscrições para ouvinte e apresentação de trabalho devem, obrigatoriamente, ocorrer eletronicamente utilizando o sistema UFTMNet: https://sistemas.uftm.edu.br
Cada proposta deverĆ” ser submetida via site da UFTMNet, um registro para cada resumo de trabalho.
Serão aceitas, no mÔximo, três submissões de trabalhos por autor principal. Aqueles que jÔ tiverem atingido este limite, só poderão constar como coautores nos demais trabalhos.
Para apresentação de trabalho, o processo de submissĆ£o serĆ” constituĆdo de duas etapas.
Na primeira etapa, o autor principal deve enviar o resumo do trabalho no sistema UFTMNet, identificando e selecionando a Ôrea de apresentação correta (ensino, extensão ou pesquisa ou de assistência estudantil/PROACE).
Deverão ser enviados:
(1) resumos de trabalhos concluĆdos de iniciação cientĆfica (edital com fomento ou de fluxo contĆnuo da UFTM) para a Ć”rea da pesquisa;
(2) resumo de projeto, programa ou experiência de estÔgio na Ôrea de ensino;
(3) resumo de programa ou projeto (edital PIBEX, Cefores, Centro Cultural, Complexo CientĆfico e Cultural de Peirópolis ou fluxo contĆnuo) ou outra modalidade de ação de extensĆ£o desde que contemplada com fomento externo Ć UFTM (registrada no fluxo contĆnuo) na Ć”rea de extensĆ£o.
Poderão ser enviados nesta edição resumos do programa de monitoria inclusiva da assistência estudantil. Ainda, para a Ôrea da pesquisa, poderão ser enviados resumos de trabalhos (com resultados parciais ou finais) de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu (mestrado, doutorado ou estÔgio pós-doutoral) desenvolvidos na UFTM.
IMPORTANTE:
i. Trabalhos inacabados, em fase de desenvolvimento, com resultados e conclusƵes indefinidos ou com expressƵes do tipo āos resultados serĆ£o apresentadosā nĆ£o serĆ£o classificados.
ii. Somente serão aceitos trabalhos escritos em português. Os trabalhos submetidos deverão ser inéditos e não deverão ter sido apresentados em outro evento.
iii. Para a submissĆ£o do trabalho cientĆfico, Ć© imprescindĆvel que o autor principal/apresentador esteja inscrito na JIEPE, anteriormente Ć submissĆ£o do trabalho no sistema.
iv. Cada trabalho terĆ” um autor principal (indicado em campo especĆfico) que tambĆ©m serĆ” o apresentador, sendo permitido um nĆŗmero mĆ”ximo de 6 coautores. Caso o trabalho tenha sido desenvolvido por uma equipe de mais de 6 pessoas, orienta-se a divisĆ£o dos resultados em mais de uma proposta (em diferentes apresentaƧƵes), exceto para resumos de IC.
Na segunda etapa, os trabalhos terĆ£o apreciação prĆ©via por equipe de pareceristas e aqueles que necessitarem ajustes, deverĆ£o ser corrigidos dentro do prazo estipulado no cronograma do evento. Somente serĆ£o aceitos para apresentação os trabalhos que forem corrigidos atendendo as normas no evento. O perĆodo de correƧƵes, pelo autor principal, serĆ” entre 01 a 10 outubro de 2025 via UFTMNet. Ć de responsabilidade dos autores e coautores acompanharem no UFTMNet as notificaƧƵes sobre a proposta encaminhada.
IMPORTANTE:
i. As correções devem ser realizadas com ciência do orientador e deverão ser sanadas na resposta do pedido. SerÔ aceita somente uma versão corrigida.
1.1 ORIENTAĆĆES PARA PREENCHIMENTO DO SISTEMA NA SUBMISSĆO DO TRABALHO
1.1.1. ĆREA
Na primeira etapa, o autor principal deve informar corretamente qual Ɣrea o trabalho pertence, dentre os listados abaixo:
⢠Iniciação CientĆfica/ Pós-graduação lato sensu ou stricto sensu: Pesquisa (PROPPG)
⢠Programas, Projetos de Ensino e experiências em estÔgio: Ensino (PROENS)
⢠Projeto/Programa de ExtensĆ£o ou outra modalidade de ação de extensĆ£o, desde que tenha sido contemplada com fomento externo (exemplos: FAPEMIG, CNPq, etc.) e esteja registrada no fluxo contĆnuo: ExtensĆ£o (PROEXT)
⢠Programa de Monitoria Inclusiva: assistência estudantil (PROACE)
1.1.2. TĆTULO
O tĆtulo do resumo deve ser idĆŖntico ao projeto/programa cadastrado originalmente no UFTMNet.
1.1.3. SUPORTE FINANCEIRO
Ć obrigatório o preenchimento da informação de suporte financeiro do trabalho (Capes, CNPq, FAPEMIG, FNDE, UFTM, entre outros) quando o auxĆlio tiver ocorrido.
1.1.4. PROGRAMAS/GRUPOS DE PESQUISA
Informar o nome do grupo de pesquisa ou programa a que o trabalho pertence, se pertinente.
1.1.5. APRESENTADOR E AUTORES
Cada trabalho deverƔ ter um autor principal (indicado em campo em separado) e poderƔ ter no mƔximo mais 6 coautores, totalizando 07 autores por trabalho.
No momento da submissão do trabalho, é necessÔrio preencher o nome completo dos autores (sem abreviaturas e/ou inversão), definir o autor principal/apresentador e a ordem dos coautores.
O autor principal serÔ o responsÔvel pelo trabalho para todos os efeitos legais. Caso o trabalho seja selecionado para premiação no Evento, o prêmio serÔ concedido ao autor principal. Além disso, esse autor serÔ o responsÔvel por receber toda a correspondência da Comissão Organizadora e serÔ obrigatoriamente o apresentador do trabalho.
1.1.6. RESUMO
O texto do resumo deverĆ” ser ESTRUTURADO compreendendo, obrigatoriamente, o preenchimento de todos os campos, respeitando o limite mĆnimo de 300 e mĆ”ximo de 500 palavras, excluindo espaƧos e pontuação.
NĆ£o incluir no corpo do resumo abreviaturas nĆ£o uniformizadas na literatura, nĆŗmeros indicativos de referĆŖncias bibliogrĆ”ficas, elementos que identifiquem pessoas (iniciais), instituição outras que nĆ£o a UFTM ou autores, SOB PENA DE DESCLASSIFICAĆĆO do trabalho.
ESTRUTURA OBRIGATĆRIA DOS RESUMOS DOS TRABALHOS (veja modelo): Ć© obrigatório aparecer os termos abaixo no resumo
⢠Introdução: Estado atual do conhecimento, principal problema abordado no trabalho e/ou sua relevância.
⢠Objetivo: Redação clara do(s) objetivo(s) do trabalho.
⢠Método: Métodos utilizados no estudo.
⢠Resultados e Discussão: Apresentação dos resultados mais relevantes.
⢠ConclusĆ£o: SĆntese das principais conclusƵes.
⢠Palavras-chave: De 3-5 palavras, separadas por vĆrgula.
MODELO RESUMO:
Introdução: Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi sollicitudin, enim non dictum cursus, erat sem luctus massa, id dictum ante neque non ex. Etiam in nisi nec ante accumsan aliquam. Sed non eros dictum, dictum ante at, mollis massa. Suspendisse eleifend sagittis lectus, ac cursus urna commodo id. Praesent maximus commodo dictum. Aenean at diam nec sem dictum pretium. Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia curae; Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas.
Objetivo: Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer mollis, odio nec dictum dictum, turpis libero dictum eros, eu cursus erat eros sed mi. Mauris porttitor, nisl nec dictum dictum, massa nibh dictum massa, nec dictum massa nibh nec massa.
MƩtodo: Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque vel dictum dolor. Nullam dictum, massa at dictum dictum, enim nulla dictum erat, eu dictum enim enim at massa. Vestibulum dictum, nunc at dictum dictum, massa arcu dictum enim, nec dictum massa arcu eget massa.
Resultados e Discussão: Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin dictum, massa in dictum dictum, turpis augue dictum massa, non dictum massa sapien at enim. Aenean dictum quis magna eget dictum. Cras dictum, urna ut dictum dictum, elit nunc dictum massa, at dictum massa massa non massa. Praesent dictum, massa ut dictum dictum, enim erat dictum massa, et dictum massa nulla non enim. Sed dictum dictum dictum.
Conclusão: Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse dictum, massa non dictum dictum, arcu orci dictum massa, at dictum massa enim nec massa. Etiam dictum dictum dictum massa, nec dictum massa dictum nec. Donec dictum, enim ac dictum dictum, massa erat dictum massa, eu dictum nulla enim at massa.
IMPORTANTE:
Uma vez finalizados (submetidos), os resumos não poderão ser alterados (inclusive a autoria).
Os resumos que não forem marcados como finalizados (submetidos) até a expiração da data limite da submissão (21 de setembro de 2025) não serão considerados para avaliação.
Os resumos em desacordo com as normas do evento deverão ser corrigidos e enviados até a data estabelecida no cronograma.
ALERTA AOS AUTORES:
NĆ£o enviar resumos idĆŖnticos duplicados ou incompletos, por desatenção ou uso indevido do sistema eletrĆ“nico. Seguir as instruƧƵes na tela, clicando nos locais indicados. As pĆ”ginas apresentadas demonstrarĆ£o, de forma sequencial, a formatação exigida pela ComissĆ£o CientĆfica.
2. NORMAS PARA APRESENTAĆĆO DOS TRABALHOS
No perĆodo compreendido entre os dias 15 a 17 outubro de 2025, o autor principal deverĆ” verificar o horĆ”rio de apresentação do pĆ“ster na pĆ”gina do Evento. NĆ£o identificando seu trabalho na programação do evento, Ć© de responsabilidade do autor principal entrar em contato, por e-mail com a comissĆ£o organizadora do evento (jiepe@uftm.edu.br)
FORMA DE APRESENTAĆĆO:
O autor principal Ć© o responsĆ”vel pelo trabalho para todos os efeitos legais e serĆ” obrigatoriamente o apresentador do trabalho. Em casos de impedimento, poderĆ” o autor principal ser substituĆdo pelo orientador, coautor ou colaborador desde que informado previamente a comissĆ£o organizadora do evento (jiepe@uftm.edu.br)
O trabalho aprovado serĆ” apresentado oralmente em formato de pĆ“ster digital seguindo as orientaƧƵes para confecção do pĆ“ster divulgadas pela ComissĆ£o CientĆfica na pĆ”gina do Evento. (MODELO DO POSTER DIGITAL)
IMPORTANTE:
NĆO SĆO ACEITOS para apresentação Trabalhos de ConclusĆ£o de Curso (TCC), projetos ainda a serem desenvolvidos, iniciação cientĆfica com tĆtulo diferente daquele cadastrado no Edital vigente. TambĆ©m nĆ£o sĆ£o aceitos trabalhos na Ć”rea de extensĆ£o e projetos de ensino com tĆtulo divergente da proposta registrada originalmente no sistema e relatos de experiĆŖncia de sala de aula. NĆ£o serĆ£o aceitos pedidos de modificaƧƵes de autoria ou texto após concluĆda a submissĆ£o.
Os trabalhos aprovados NĆO serĆ£o corrigidos ou revistos pela ComissĆ£o CientĆfica da JIEPE e deverĆ£o ser publicados exatamente na forma como submetidos, sendo a correta redação deles de exclusiva responsabilidade dos autores.
3. PROCESSO DE JULGAMENTO E PREMIAĆĆO
Todo o processo de julgamento dos trabalhos serĆ” realizado a partir dos avaliadores in loco, junto ao pĆ“ster. Cada trabalho serĆ” avaliado por atĆ© dois avaliadores. SerĆ” atribuĆda premiação aos trabalhos melhor classificados ao final da 11ĀŖ JIEPE.
IMPORTANTE:
Os autores devem estar cientes de que não caberÔ nenhum tipo de recurso relativo ao processo de julgamento de qualquer trabalho submetido a 11ª JIEPE.
4. INFORMAĆĆES GERAIS
4.1. ANAIS DO CONGRESSO
Todos os resumos dos trabalhos aprovados serão publicados nos Anais da JIEPE e no site do evento e constituirão acervo do evento.
4.2. CERTIFICADOS
Os certificados de apresentação dos trabalhos na 11ª JIEPE serão nominais ao autor principal e aos coautores e serão disponibilizados eletronicamente (em https://sistemas.uftm.edu.br), SOMENTE a partir de 15/12/2025, para o autor/apresentador que realizou a submissão do trabalho.
IMPORTANTE:
As opiniƵes e as declaraƧƵes contidas nos trabalhos submetidos Ć 11ĀŖ JIEPE sĆ£o de responsabilidade Ćŗnica e exclusiva de seus autores, nĆ£o sendo necessariamente coincidentes com as da ComissĆ£o CientĆfica do Evento.
Esclarecimentos de dúvidas sobre submissão e formulÔrio eletrÓnico devem ser dirigidos a central de dúvidas de WhatsApp de cada unidade:
PROEXT: 3700-6200 (trabalhos da Ôrea de extensão)
PROPPG: 3700-6152 (trabalhos da Ôrea da pesquisa ou pós-graduação)
PROENS: 3700-6124 (trabalhos da Ɣrea de ensino)
PROACE/SAPED: 3700-6995/6994 (trabalhos da Ôrea de assiência estudantil e inclusão)
Ć OBRIGATĆRIA A SUBMISSĆO DE TRABALHO NESSA EDIĆĆO PARA:
1) Ensino
Edital 15/2023/DAEN/DGE/PROENS
2) Pesquisa
Editais de Iniciação CientĆfica e Tecnológica da Fapemig 20/2024, CNPq 16/2024, CNPq 17/2024 e Fluxo ContĆnuo 01/2024 (postados atĆ© outubro, demais seguem para 12ĀŖ JIEPE).
Projetos de Iniciação CientĆfica e Tecnológica de anos anteriores a 2024 e que constem em andamento no sistema UFTMNet.
3) Extensão
Projetos e programas contemplados com bolsa de extensão no Edital PIBEX 04/2024;
Projetos contemplados com bolsa de extensão no Edital PROEXT/CEFORES 01/2025;
Bolsistas selecionados através do Processo Seletivo do Centro Cultural nº 34/2025;
Bolsistas selecionados atravĆ©s do Processo Seletivo do Complexo Cultural e CientĆfico de Peirópolis nĀŗ 33/2025;
Qualquer modalidade de ação de extensĆ£o registrada no Fluxo ContĆnuo da PROEXT atĆ© abril/2025 DESDE QUE contemplada com fomento de órgĆ£o externo Ć UFTM que exija a apresentação de resultado em evento oficial.