Sobre a JIEPE
A Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e ExtensĆ£o – JIEPE – Ć© uma realização conjunta das Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), de ExtensĆ£o UniversitĆ”ria (PROEXT), de Ensino (PROENS) e de Assuntos ComunitĆ”rios e Estudantis (PROACE).
O objetivo principal da JIEPE é apresentar os resultados dos projetos de pesquisas oriundos de iniciação científica ou tecnológica, mestrado, doutorado ou de pós-doc desenvolvidos na UFTM, as ações de extensão, os programas e os projetos de ensino e de assistência estudantil da UFTM a fim de estimular o processo educativo por meio da integração ensino, pesquisa e extensão.
Neste ano, de 2025, a JIEPE foi novamente integrada Ć  Semana Nacional de CiĆŖncia e Tecnologia (SNCT) e vai ocorrer presencialmente na UFTM, em Uberaba e Iturama, no perĆ­odo de 20 a 23 de outubro de 2025.
Na Área de Ensino, podem ser apresentados resultados de trabalhos desenvolvidos no âmbito do Programa de Monitoria, dos Programas de Educação Tutorial (PET), do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e dos Projetos de Ensino que estão sendo desenvolvidos no âmbito da UFTM e fora dela, além de relatos de experiência na disciplina de estÔgios.
No Ć¢mbito da Pesquisa (e Pós-Graduação), podem ser apresentados os resultados parciais ou finais dos projetos de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu ou Stricto Sensu (Mestrado, Doutorado ou EstĆ”gio Pós-Doutoral) da UFTM, Projeto Integrado a Pesquisa – PIP e obrigatoriamente devem ser apresentados trabalhos concluĆ­dos do Programa Institucional de Iniciação CientĆ­fica com bolsa (PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq, BIC/FAPEMIG, PIBIC/UFTM, BIC JĆŗnior/FAPEMIG e PIBIC-EM/CNPq) e do Programa Institucional de Iniciação CientĆ­fica sem bolsa.
Em relação às Ações Extensionistas, podem ser apresentadas as atividades ligadas aos aos programas e aos projetos registrados na PROEXT em 2025, sendo obrigatório a apresentação das atividades contempladas pelos programas de bolsa institucional e bolsas externas, como PIBEX, Cefores, Centro Cultural e Complexo Científico e Cultural de Peirópolis e parceiros externos, e Extensão com interface com a pesquisa da FAPEMIG/CNPq.
Na Ôrea de Assistência Estudantil e Inclusão, podem ser apresentados os relatos de experiência dos monitores inclusivos no atendimento aos estudantes de graduação com Necessidades Educacionais Específicas - NEE. Podem se inscrever os monitores bolsistas ou voluntÔrios.
Dessa forma, a UFTM propõe-se a uma formação integral do discente e a integração entre os cursos de graduação, técnicos e de pós-graduação, considerando a complexidade e o desafio face ao conhecimento, à diversidade cultural e à interdisciplinaridade.
Nesse sentido, a JIEPE tem como foco contribuir para uma formação humanista dos estudantes de todos os cursos da UFTM, licenciaturas, bacharelados e pós-graduação, colocando-os em contato com diversos temas de pesquisa atuais e com a sua utilidade à sociedade, por meio de palestras, mesa redonda e apresentação de trabalhos. Busca-se, com isso, fomentar o conhecimento de forma integrada e fortalecer a indissociabilidade entre as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação produzidas na UFTM.