Sobre a JIEPE
A Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e ExtensĆ£o ā JIEPE ā Ć© uma realização conjunta das Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), de ExtensĆ£o UniversitĆ”ria (PROEXT), de Ensino (PROENS) e de Assuntos ComunitĆ”rios e Estudantis (PROACE).
O objetivo principal da JIEPE Ć© apresentar os resultados dos projetos de pesquisas oriundos de iniciação cientĆfica ou tecnológica, mestrado, doutorado ou de pós-doc desenvolvidos na UFTM, as aƧƵes de extensĆ£o, os programas e os projetos de ensino e de assistĆŖncia estudantil da UFTM a fim de estimular o processo educativo por meio da integração ensino, pesquisa e extensĆ£o.
Neste ano, de 2025, a JIEPE foi novamente integrada Ć Semana Nacional de CiĆŖncia e Tecnologia (SNCT) e vai ocorrer presencialmente na UFTM, em Uberaba e Iturama, no perĆodo de 20 a 23 de outubro de 2025.
Na Ćrea de Ensino, podem ser apresentados resultados de trabalhos desenvolvidos no Ć¢mbito do Programa de Monitoria, dos Programas de Educação Tutorial (PET), do Programa Institucional de Iniciação Ć DocĆŖncia (PIBID) e dos Projetos de Ensino que estĆ£o sendo desenvolvidos no Ć¢mbito da UFTM e fora dela, alĆ©m de relatos de experiĆŖncia na disciplina de estĆ”gios.
No Ć¢mbito da Pesquisa (e Pós-Graduação), podem ser apresentados os resultados parciais ou finais dos projetos de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu ou Stricto Sensu (Mestrado, Doutorado ou EstĆ”gio Pós-Doutoral) da UFTM, Projeto Integrado a Pesquisa ā PIP e obrigatoriamente devem ser apresentados trabalhos concluĆdos do Programa Institucional de Iniciação CientĆfica com bolsa (PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq, BIC/FAPEMIG, PIBIC/UFTM, BIC JĆŗnior/FAPEMIG e PIBIC-EM/CNPq) e do Programa Institucional de Iniciação CientĆfica sem bolsa.
Em relação Ć s AƧƵes Extensionistas, podem ser apresentadas as atividades ligadas aos aos programas e aos projetos registrados na PROEXT em 2025, sendo obrigatório a apresentação das atividades contempladas pelos programas de bolsa institucional e bolsas externas, como PIBEX, Cefores, Centro Cultural e Complexo CientĆfico e Cultural de Peirópolis e parceiros externos, e ExtensĆ£o com interface com a pesquisa da FAPEMIG/CNPq.
Na Ć”rea de AssistĆŖncia Estudantil e InclusĆ£o, podem ser apresentados os relatos de experiĆŖncia dos monitores inclusivos no atendimento aos estudantes de graduação com Necessidades Educacionais EspecĆficas - NEE. Podem se inscrever os monitores bolsistas ou voluntĆ”rios.
Dessa forma, a UFTM propõe-se a uma formação integral do discente e a integração entre os cursos de graduação, técnicos e de pós-graduação, considerando a complexidade e o desafio face ao conhecimento, à diversidade cultural e à interdisciplinaridade.
Nesse sentido, a JIEPE tem como foco contribuir para uma formação humanista dos estudantes de todos os cursos da UFTM, licenciaturas, bacharelados e pós-graduação, colocando-os em contato com diversos temas de pesquisa atuais e com a sua utilidade à sociedade, por meio de palestras, mesa redonda e apresentação de trabalhos. Busca-se, com isso, fomentar o conhecimento de forma integrada e fortalecer a indissociabilidade entre as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação produzidas na UFTM.